quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Projeto Criança Ecológica

Município Verde e Azul - Educação Ambiental

Espaço Criança Ecológica

            A preocupação com as questões ambientais levou a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo a propor o desenvolvimento do Projeto Criança Ecológica em parceria com os municípios a ser desenvolvido junto aos alunos do Ensino Fundamental – Ciclo I, com o objetivo de informar e sensibilizar sobre os conceitos básicos da Agenda Ambiental.     Através de ações e atividades específicas, o projeto almeja estimular a mudança de comportamento, despertar para novas atitudes e investir na questão ambiental para que as futuras gerações sejam devidamente informadas e alertadas para não cometerem os mesmos erros das gerações passadas, formando cidadãos com visão sustentável.
            Nas escolas do nosso município, várias ações e atividades têm acontecido nos últimos anos, voltadas à formação da criança ecológica, direcionadas pelos professores propiciando constantes reflexões colaborando para a formação de cidadãos que tenham visão e vivência sustentável.
            A esse trabalho soma-se agora o apoio da Engenheira Ambiental Larissa Galbiati Mariano, especialmente contratada para desenvolver e reforçar ações na área ambiental, protegendo e garantindo melhor qualidade ao meio em que vivemos e colocando o município entre aqueles considerados Verde e Azul pela Secretaria do Meio ambiente de São Paulo. 
            Assim sendo, é intenção nossa, Escola Municipal “Prof. Disnei Antonio Monzani” e demais escolas do município, publicar neste espaço semanalmente, informações e ações sobre desenvolvimento sustentável com a intenção de estarmos todos nos capacitando para a prática sustentável em nosso cotidiano.
            A seguir, apresentamos pesquisa realizada pelos alunos da 4ª série “A”orientados pela professora Sandra Regina Rosa Delatori sobre a separação do lixo doméstico em nossa cidade.

João Eugenio Giovanini
Diretor de Escola


Reciclagem de Lixo

            No mês de Junho e julho os alunos da 4ª série A, da Escola Municipal “Prof. Disnei Antonio Monzani” da cidade de Palmeira d’ Oeste estudaram sobre as vária alternativas  de como preservar o meio ambiente, utilizando os recursos naturais de forma racional. Uma delas foi a reciclagem de materiais como: latas, plásticos, vidros e papel.
            Foi realizada com esse objetivo uma pesquisa de campo sobre o hábito de separação do lixo com aproximadamente 100 pessoas. Infelizmente chegou-se a conclusão de  que a maioria dos moradores que foram pesquisados não fazem a separação do lixo.
            Em nossa cidade há varias pessoas que sustentam a família  realizando a coleta de materiais recicláveis, o que colabora, com um ambiente mais saudável para todos nós.
Se cada um fizer a sua parte, ainda da tempo de reverter o aquecimento global.


Observe o Gráfico


E você, onde se enquadra?


Um comentário: