quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Semana da Alimentação

Semana Mundial da Alimentação

          Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação – 16 de Outubro, a nutricionista responsável pela merenda escolar da cidade de Palmeira D´Oeste, Janaina Volpato, realizou um evento para as crianças da Escola Municipal “Prof. Disnei Antonio Monzani”, EMEF de Dalas e APAE, onde foi apresentado um teatro de fantoches, mostrando a eles a importância de se ter uma alimentação saudável e o quanto os salgadinhos, doces e frituras podem fazer mal a saúde.
          Todo ano, no dia 16 de outubro, cerca de 150 países celebram o “Dia Mundial da Alimentação”. É uma oportunidade para os países refletirem sobre a segurança alimentar e nutricional num momento em que, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cerca de 923 milhões de pessoas passam fome em todo o mundo.
          O 16 de outubro foi escolhido como Dia Mundial da Alimentação porque neste dia, em 1945, foi criada a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cujo objetivo é elevar os níveis de nutrição e desenvolvimento rural. Há 28 anos a data é celebrada em diversos países.



quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Dia do Professor



Você sabe como surgiu o Dia do Professor?

           O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
           No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
          Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
          Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
           O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
          A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

 
 


quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Projeto de Inglês

Projeto de Inglês desenvolvido na Escola Municipal "Prof. Disnei Antônio Monzani"

Projeto Criança Ecológica

Município Verde e Azul - Educação Ambiental

Espaço Criança Ecológica

            A preocupação com as questões ambientais levou a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo a propor o desenvolvimento do Projeto Criança Ecológica em parceria com os municípios a ser desenvolvido junto aos alunos do Ensino Fundamental – Ciclo I, com o objetivo de informar e sensibilizar sobre os conceitos básicos da Agenda Ambiental.     Através de ações e atividades específicas, o projeto almeja estimular a mudança de comportamento, despertar para novas atitudes e investir na questão ambiental para que as futuras gerações sejam devidamente informadas e alertadas para não cometerem os mesmos erros das gerações passadas, formando cidadãos com visão sustentável.
            Nas escolas do nosso município, várias ações e atividades têm acontecido nos últimos anos, voltadas à formação da criança ecológica, direcionadas pelos professores propiciando constantes reflexões colaborando para a formação de cidadãos que tenham visão e vivência sustentável.
            A esse trabalho soma-se agora o apoio da Engenheira Ambiental Larissa Galbiati Mariano, especialmente contratada para desenvolver e reforçar ações na área ambiental, protegendo e garantindo melhor qualidade ao meio em que vivemos e colocando o município entre aqueles considerados Verde e Azul pela Secretaria do Meio ambiente de São Paulo. 
            Assim sendo, é intenção nossa, Escola Municipal “Prof. Disnei Antonio Monzani” e demais escolas do município, publicar neste espaço semanalmente, informações e ações sobre desenvolvimento sustentável com a intenção de estarmos todos nos capacitando para a prática sustentável em nosso cotidiano.
            A seguir, apresentamos pesquisa realizada pelos alunos da 4ª série “A”orientados pela professora Sandra Regina Rosa Delatori sobre a separação do lixo doméstico em nossa cidade.

João Eugenio Giovanini
Diretor de Escola


Reciclagem de Lixo

            No mês de Junho e julho os alunos da 4ª série A, da Escola Municipal “Prof. Disnei Antonio Monzani” da cidade de Palmeira d’ Oeste estudaram sobre as vária alternativas  de como preservar o meio ambiente, utilizando os recursos naturais de forma racional. Uma delas foi a reciclagem de materiais como: latas, plásticos, vidros e papel.
            Foi realizada com esse objetivo uma pesquisa de campo sobre o hábito de separação do lixo com aproximadamente 100 pessoas. Infelizmente chegou-se a conclusão de  que a maioria dos moradores que foram pesquisados não fazem a separação do lixo.
            Em nossa cidade há varias pessoas que sustentam a família  realizando a coleta de materiais recicláveis, o que colabora, com um ambiente mais saudável para todos nós.
Se cada um fizer a sua parte, ainda da tempo de reverter o aquecimento global.


Observe o Gráfico


E você, onde se enquadra?


segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Brincando de ser Poeta



Projeto desenvolvido pela professora Célia Aparecida Palata Rezende

O balão
Autor: Matheus Roberto de Souza Bacchin - 2º Ano "A" - 2010

O balão voou no céu
caiu na minha mão!

O balão voou no céu
e caiu no chão!


O astronauta
Autor: Thiago Ferreira dos Santos - 2º Ano "A" – 2010

O astronauta é um homem
que fica
na lua.

Deus é um homem
que fica
no céu.

Orei a minha professora
que acredita
em Deus.


Os animais
Autora: Julia Ap. dos Santos Safre - 2º Ano "A" – 2010

Eu vi um passarinho
que estava voando

Eu vi um peixe
que estava nadando

Eu vi um leão
que estava rugindo
para um outro leão.


O caminhão
Autor: Eduardo Fernandes Méscua - 2º Ano "A" – 2010

Olha um caminhão
cheio de limão
um brinquedo
que se brinca no chão

Mas pra que tanto limão
pra ficar tão pesadão
desse jeito ele se afunda
no chão!

Balão
Autora: Regina Divina Quintana - 2º Ano "A" – 2010

Meu balão caiu
na minha mão
coitado dele fechou
as asas e caiu
no chão!

Coitado do meu balão!
ele se quebrou todo
na minha mão

A minha mãe
arrumou
todo!